Então meninas eu trabalhei dia 20/03 no Salão do Estudante que é uma feira de intercâmbio no Brasil inteiro. Aqui em Porto Alegre foi na PUCRS. Fui chamada para trabalhar lá e quando me falaram da vaga me disseram que eu seria recepcionista bilíngue. Eu pensei “que legal vou ficar em pé recepcionando as pessoas e SE vier algum estrangeiro eu só dou as coordenadas em inglês e já era rs” tudo muito fácil! :D sqn né. Chegando lá era todo mundo, inclusive os brasileiros falando em inglês. Descobri que eu iria ser TRADUTORA (tremi né).

A feira era organizada pela BMI, então tinham agências de intercâmbio e universidades do mundo inteiro. O representante da BMI (o que comandava a bagaça) era indígena ou árabe sei lá. O cara falava só em inglês e era super enrolado. Éramos em 10 e ele nos chamou para saber de nossas experiências em inglês. Ele perguntou: - Onde vocês aprenderam inglês? O pessoal foi respondendo e todos, exatamente todos já tinham morado fora do Brasil (menos eu) e tinham um inglês excelente (menos eu, também). Na hora de eu responder cheguei a ficar com vergonha e respondi baixinho: High School (ensino médio).

 Realmente gente eu tenho experiências já trabalhei um ano e meio no aeroporto atendendo aos estrangeiros e na copa do mundo também, só que  mesmo assim não tenho um nível bom e nem sempre entendo de primeira. Mas, isso não me impede de ir com a cara e a coragem e aceitar as oportunidades. Não posso ficar me limitando das coisas com medo do meu inglês.

Enfim, após isso eles nos deu as coordenadas e onde nós iriamos ficar e eu fiquei no stand da Laurentian University em Sudbury no Canada. Gente, é só amor <3
Fui para o meu stand e fiquei sozinha lá por um tempo e louca de medo achando que eu iria ficar alone sem ninguém para me ajudar e eu iria ter que aprender tudo da University e explicar pro povo. Uns 10 min depois essa pessoa que estava coordenando, passou pelo meu stand e pediu para os caras que ajudavam ele, colocar mais uma cadeira do meu lado (confesso que já respirei aliviada). Quando eu vi chegou um cara que era o representante da faculdade e veio do Canadá mesmo, direito pro Brasil. A feira era enorme e posso dizer que fui uma das poucas sortudas de ter um companheiro de lá mesmo! A maioria dos Stands das universidades pelo mundo, tinham representantes, mas eram alunos brasileiros que estudavam lá.

Ele não sabia nada de Português então eu estaria lá para se alguém não soubesse falar inglês eu teria que traduzir. A feira começava às 15h, então desde as 13h nós ficamos conversando. Gente ele é um amor de pessoa, tinha 23 anos. Muito educado, bonito, inteligente. Eu fiquei impressionada com a educação dele. E extremamente simpático. Ele estava hospedado no Sheraton (o melhor hotel daqui a Porto Alegre) e eu perguntei “o que tu tá achando?” e ele disse “até que é bonzinho”.  Uma pessoa com um alto padrão de vida, mas era extremamente humilde, ele tratava qualquer pessoa muito bem e sempre sorrindo. Ficamos conversando sobre tudo e eu até tentei até ensinar umas palavrinhas em português pra ele.

Durante a feira: Tinha muita gente para atender. Eu fiz tradução e conversei em inglês com ele a tarde inteira. Era pra eu ser só tradutora, mas acabei aprendendo na marra tudo da universidade pra poder ajudar ele a atender as pessoas. No final ele agradeceu muito a ajuda (como se eu tivesse fazendo um favor pra ele, sério) e queria me dar uma gorjeta de 50,00 acreditam? Certo que eu recusei e disse que no Brasil não é obrigatório dar gorjetas, como em outros países. No final fomos no subway ;)
O que eu achei da feira: Como era uma feira de intercâmbio a maioria do público era de classe alta ou alunos de escolas particulares. Fiquei triste em ver que alunos de escolas públicas no Brasil quase não têm oportunidades como essa. Praticamente ninguém procurava intercâmbios “baratos”. Todo mundo ia lá atrás de graduação e pós graduação, que sabemos que é uma fortuna. As pessoas que vieram de fora representar as universidades eram jovens e com um nível de educação extremamente alto (PHD). E perto disso a educação pública no Brasil é algo lamentável (eu sei porque a vida inteira estudei em escolas públicas). 

Eu disse para ele cuidar com os assaltos aqui no Brasil e sabe o que ele me disse? Que nunca viu um assalto na cidade dele (Sudbury – Canada).

Beijos meninas. E obrigada por ler <3


92 Comentários

  1. Uauu, que legal Adrii!!
    E que sorte heim, do lado de um canadense e ainda bonito, humm hahaha
    Foi legal que vc pode treinar bastante o ingles tbm.

    Até mais, beijo!!
    http://mayaupairnoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho bastante vontade de fazer intercâmbio, mas é mt caro e eu teria q arranjar um bom emprego para juntar a grana, mas aí teria que sair dele pra fazer o intercâmbio, sendo que um dos motivos do intercâmbio é ter um bom emprego qd voltar, é belo paradigma.
    E intercâmbio é e sempre foi coisa de gente rica, classe alta, elite, como tudo no capitalismo. Saúde? Educação? Segurança? Lazer? Somente elite, por isso eu sou uma socialista rebelde revolucionária kkkkk
    Mas muito bacana sua experiência, parabéns :D

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente flor é o nosso mundo "justo"
      hahahaha
      beijoos

      Excluir
  3. acho mt legal esses saloes pra conhecer cursos assim, eu sempre tive mt vontade de fazer intercambio e passar um tempo na europa e/ ou no canada

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Hahaha quando eu trabalhava numa empresa cheia de gringo eu também tinha vergonha de dizer como aprendi inglês. Mas aos poucos fui aprendendo a ter mais confiança, e hoje não tenho vergonha de dizer que aprendi sozinha mesmo, por falta de dinheiro de pagar um bom curso na adolescência.


    Hoje estudo alemão sozinha também. Não que seja fácil, é cansativo, é estressante, tem horas que a gente acha que não vai conseguir... Mas esse mês passei no exame de alemão do Instituto Goethe e quase chorei, porque teve tanta gente que disse que eu não conseguiria e isso me fez duvidar várias vezes.


    Enfim, o que quero dizer é que, não importa como é teu inglês e onde você aprendeu, não tenha vergonha nenhuma. Porque você se dedicou e aprendeu. Tem gente que passa a vida se lamentando por não falar outra língua mas não move nem um dedinho para conseguir. Se você se esforçou é motivo de orgulho, isso só prova que você é dedicada, afinal você não teve tudo tão fácil quanto os filhos de pessoas que têm bastante $$$ ;)


    Aliás, uma pena que nessas feiras a gente veja o enorme abismo entre as classes sociais, né? Na adolescência eu sonhava em fazer um high school fora, mas nunca tive grana pra isso...


    www.caixadosdesejos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente eu até acho estranho ter vergonha de dizer, não vale a pena. Vergonha é roubar...
      Obrigada linda, fico muito feliz em ler isso :DD
      Beijooooos

      Excluir
  5. queria ter participado da feira daqui do RJ...
    Adorei o post !

    Grande beijo

    http://blogdakeeka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Puxa, deve ter sido demais! Pior que eu estudo na Pucrs e perdi essa D:
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  7. Nossa que feira bacana, sonho em fazer um intercambio bem bacana e conhecer novas culturas e diversidades. Ainda vou realizar.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui nessas feiras, mas meu sonho é fazer intercâmbio um dia... Lindo blog!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriane! Acho essas feiras bem legais, e realmente a maioria das pessoas que vão são as que tem bastante grana, até porque, pelo menos aqui em Brasília, onde ocorre essas feiras são em hotéis bem luxuosos sabe?! Acredito que deveria ser de amplo acesso porque é uma coisa tão legal né?!

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gente, um sonho estudar fora, deve ser incrivelmente enriquecedor né? <3

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Aiii que feira legal :D
    Sempre tive um sonho de estudar fora do país, ainda tenho 14 anos então quem sabe néh? Hahaha ^^
    Ameii o post!
    Bjoos :3
    http://creativitymakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uma oportunidade incrível, parabéns pelo desempenho e que Deus abra muitas portas pra você! Seja sempre grata e o exalte por tudo que Ele te proporcionar e você subirá a escada do sucesso sem risco de cair... Beijos e parabéns mais uma vez, sinto muito orgulho quando vejo jovens assim, estudiosos e dedicados.
    www.amandarochaoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda, coisa boa ler tudo isso, fiquei muito feliz *-*
      Beijoos

      Excluir
  13. Esqueci de falar te seguindo com muito amor, quero acompanhar suas experiências vindouras... Se prepara!!! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Teve aqui em Salvador, mas infelizmente não pude ir.
    Menina, gorjeta de R$50,00? OMG.

    www.rockcomluxo.com
    www.youtube.com/natypottersena

    ResponderExcluir
  15. Essas feiras são ótimas para quem sonha em estudar fora, e quer conhecer melhor os cursos!!

    beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Adriane, sorte a dele nunca ter visto um assalto lá onde ele mora rs. A feira deve ter sido bem legal rs. Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  17. Oi Dri, tudo bom? Super bacana seu post! Eu até cheguei a me inscrever na feira aqui de São Paulo, mas optei por procurar uma empresa indicada por uma amiga que já foi pro exterior a estudo. Tô querendo muito fazer um intercâmbio e nessas horas temos que buscar todas as dicas e ajudas de quem já foi pra lá né? rs. ♥
    Blog Menina, surtei! | Facebook | Instagram | Te espero no meu cantinho!

    ResponderExcluir
  18. Nossa que experiencia legal, uma experiencia dessa nós da muito aprendizado. Imagino que vc fale muito bem inglês, mesmo vc falando que não rsrs Realmente é triste saber que alunos de escola publica não tem essa experiencia, mesmo pq escolas publicas normalmente não focam no inglês.
    http://www.teoremademari.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adri que experiência maravilhosa, deve ter sido demais. Que venha mais por você merece.
    Linda super beijo!!

    www.gattavaidosa.com

    ResponderExcluir
  20. Sempre tive vontade de ir numa feira dessa, deve ser mega interessante!! É sobre um tema que me atrai muito! Quero ir quando tiver em Recife no próximo ano, quando eu estiver menos ocupada.

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Já fui algumas vezes nessas feiras, tem oportunidades bem legais, mas ainda não achei o certo para mim. =/

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que demais a sua experiência! Realmente valeu a oportunidade!
    E tb acho uma pena alunos de escolas públicas não ter esse acesso todo.
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  23. Excelente post, essa feira de cursos no exterior deve ser incrível! Bjs

    www.resenhamania.com.br

    ResponderExcluir
  24. Que legal, deve ter sido incrível essa feira de cursos no exterior. Estudar fora é uma oportunidade incrível. Um beijo e obrigada pela visita lá no blog.

    http://dicasparatodas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu sou péssima em outras línguas só sei o básico, preciso mudar isso logo (;

    | A.B Esmalte & Arte |

    ResponderExcluir
  26. Ai que legal, meu sonho fazer intercambio, juro!! <3
    Beijo beeeijo ! :*

    www.agorasoulinda.com - #Tem VEDA!! Confira Clicando AQUI

    ResponderExcluir
  27. Oi Adriane,
    Deve ser uma experiência incrível ter a oportunidade de fazer um intercâmbio.
    Boa Páscoa para você. Blog entra em recesso, mas volta na segunda-feira.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  28. Deve ter sido ótimo, é sempre bom se aprimorar!
    Beijos, Jell & Marcelo ♥
    www.urbanoeretro.com.br
    youtube.com/blogurbanoeretro

    ResponderExcluir
  29. Amo essas feiras. A gente conhece gente nova, de vários países e fica imaginando um monte de oportunidades.
    Que legal que você teve essa experiência nessa feira. Com certeza uma experiência que você vai levar pra sempre.
    Beijinhos

    http://tamodado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. A parte final do post foi arrebatadora rs.
    É assim mesmo que começa linda, sem medo de ser feliz e muito menos de tentar! Quando comecei a falar inglês com nativos ficava com essa insegurança de falar baixinho e tal, mas depois eu comecei a perceber que a única coisa que aconteceria se eu errasse era isso: eu erraria. E é errando que se aprende. Muito sucesso pra você nessa jornada, tente manter contato com o representante, será bom pra você praticar!
    Bjs,

    www.coletivodenos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade linda. Muito obrigada!!
      Tentarei sim :)
      Beijoos

      Excluir
  31. Ainda faço,um. Sonhas, planejar e realizar, Minha meta haha

    Beijos,
    www.vitoriareginah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Que é isso amiga "o que comandava a bagaça" kkkk se eu fosse recepcionista me mandaria embora na hora rsrs, quer dizer que você suou frio nesse dia rsrsr, mas bom para aprender mais né?
    linda tem post novo, poderia ver?
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahaha pois é flor. Capaz ia embora nada kk
      Irei lá flor
      Bj

      Excluir
  33. Uauu, que legal Adri!! Meu sonho fazer intercambio! :(

    http://www.quasedezesseis.com/

    ResponderExcluir
  34. Nossa que legal, arrasou.
    Estou seguindo e amando seu blog linda
    visita?
    blogminutomulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Ai, que coisa legal.
    Deve ter sido uma ótima experiência!
    Ah, deixa eu e dizer uma coisa: aumenta um pouquinho a fonte do post. Achei tão pequenininha, rs. É só uma dica, viu?
    Beijos!

    Amor por Vidrinhos.

    ResponderExcluir
  36. nossa deve ter sido muito legal ^^ seguindo seu blog para acompanhar as novidades ^^

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Que show amiga, experiências desse tipo são ótimas.
    É um super aprendizado.

    Beijinhos linda
    Blog - Jeito de Ser Você®
    Fanpage - Jeito de Ser Você®
    Instagram - @jeitodeservoce

    ResponderExcluir
  38. Que legal, tenho muita vontade de fazer intercâmbio.. são planos para o futuro...rs

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  39. Deve ter sido uma experiencia legal trabalhar nessa feira. Tenho muita vontade de fazer intercambio, espero algum dia conseguir! :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  40. Eu sempre quis ir numa feira assim mas nunca soube de nenhuma rolando aqui na minha cidade :~
    Que legal que você foi designada pra ser tradutora


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  41. ai que legal, nunca fui... Achei bem bacana

    Bjuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  42. Não sabia desse "evento", mas achei bem interessante. Dá para pegar excelentes dicas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Minha lista de blogs

Tecnologia do Blogger.

Translate